Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Você pode alterar suas configurações a qualquer momento em nossa página de Política de Privacidade e Termos de Uso.

O Garden

O Unique Garden nasceu imaginado com sonhos em suas sementes para florescer nesse imenso jardim. Tudo aqui é parte de um generoso ecossistema que brota do coração das pessoas, cria raízes e, assim, nos toca profundamente.

CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO
ambiental

Estar sobre um aquífero de mais de dois bilhões de anos, rodeado por uma exuberante floresta - um dos últimos redutos de Mata Atlântica em área urbana no país - nos traz uma imensa responsabilidade.

É por isso que todas as experiências no Unique Garden perpassam pela premissa da sustentabilidade.

Preservar e valorizar o verde é o nosso legado para as próximas gerações.

Quem sentir o chamado da natureza vai perceber que educação e conscientização ambiental são consequências de sua estadia.

Projetos

O Unique Garden dispõe de uma área de quase 300 mil m², aos arredores do Parque Estadual do Itapetinga. Para preservar a fauna e a flora desse bioma tão próximo à extinção e o maior e mais importante manancial de água, responsável pelo abastecimento de toda a população de São Paulo e arredores, o hotel desenvolveu uma série de ações sustentáveis. O monitoramento e a manutenção da vegetação nativa, o Programa Unique Garden Zero CO² e a parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente  no Mantenedouro Conservacionista Tatiana Siaulys, são algumas das ações que, agindo em conjunto, reestabelecem aos poucos a biodiversidade da Mata Atlântica ao nosso redor.

Projetos

Para compensar a natureza dos impactos causados pela operação do hotel, a partir de cálculos que estimam a quantidade de gases de efeito estufa gerados pelos eventos realizados em nossas dependências, há uma correspondência de plantios de espécies nativas da Mata Atlântica.
Criado em 2015, o Programa Zero CO² tem como meta a recuperação ambiental de 120 mil m² em Mairiporã, zona de amortecimento dos Parques Estaduais do Itapetinga e Itaberaba, na região do Sistema Cantareira.
Em 2024, já foram recuperadas / compensadas 10% dessa área e plantadas 30.000 espécies.

Projetos

Reflorestamento promovido através de ações de plantio com hóspedes Iniciado em 2012, sob a supervisão do Fitness e equipe da jardinagem, a primeira área a receber o projeto foi a alameda atrás da estufa de flores, em direção ao lago do Haras e Bosque do Tibet.
Uma homenagem ao aniversário de Julia Siaulys. Foram plantadas 39 mudas entre junho e agosto de 2012. Em setembro do mesmo ano, o projeto, sob a coordenação do departamento de Serviços, também priorizou o contato com os hóspedes, que passaram a acompanhar o desenvolvimento das mudas plantadas. Criou-se um elo para a formação de uma história.
Até dezembro de 2018, foram mais de 2.500 árvores distribuídas em quatro grandes áreas: em frente ao Canil Central, Haras (marginais do lago, playground, alameda atrás da estufa e toca do bugio), Bosque do Tibet e Bosque das Ninfas.

Projetos

Criado em 2005 como Criadouro Conservacionista e, a partir de 2007, tornando-se Mantenedouro de Animais Silvestres, o projeto ampara as espécies resgatadas do tráfico de animais, que não estão aptas à reinserção na floresta. Na visita, os hóspedes podem observar os animais, conhecer as espécies nativas do Brasil e todas as particularidades do tráfico de animais. Junto às escolas da região, nossa equipe também desenvolve um trabalho de conscientização ambiental para crianças e adolescentes.
Em 2018 foi criado o Programa Amigos da Fauna que promove educação ambiental, com ênfase no tráfico de animais silvestres no Brasil.  É contemplado no programa, uma palestra com visita monitorada ao mantenedouro para os alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Mairiporã. Anualmente, atendemos 100% dos alunos matriculados nesta faixa etária, totalizando mais de 3.000 alunos.

Projetos

Espaço para cultivo, sem agrotóxicos, de mais de 100 ervas utilizadas na gastronomia, terapias e aromatização de ambientes. É neste espaço que se iniciam as oficinas de preparo de chás e temperos.

Projetos

O cultivo de legumes e verduras sustentáveis traz maior qualidade, frescor e sabor à culinária do hotel. O tomatinho do Unique Garden é um caso à parte. O fruto cresce ao som de música clássica e quem prova confirma a doçura de seu cultivo tão delicado.
Nos jardins, estufas, hortas ou pomares, os alimentos podem ser escolhidos e colhidos pelo próprio hóspede para a montagem de seus pratos. Quem quiser também pode levar para casa uma cesta especial com os produtos sustentáveis, além de geleias, bolos e pães produzidos no hotel.

Projetos

Não é à toa que desde 2013 o Unique Garden recebe a mais alta classificação do selo Green Kitchen. Nutrir o corpo e surpreender o paladar, com o máximo de sabor dos elementos frescos da estação, é o que nos faz conquistar os hóspedes com uma alimentação leve, equilibrada e gostosa.
Da mesma forma que nossas galinhas são criadas soltas prezando o máximo de bem-estar animal que resulta em ovos com alto valor nutricional. Essa é a arte da nossa cozinha afetiva.

Projetos

O hotel conta com sua própria estação de tratamento de efluentes, assegurando a preservação e reutilização da água. Boa parte dos módulos agrícolas e paisagísticos são irrigados com água captada da chuva e dos lagos.

Diante das inúmeras ações e projetos visando à sustentabilidade, o engajamento do hóspede, do colaborador e de cada pessoa da comunidade é essencial para a preservação do nosso ecossistema.

Fique à vontade para conhecer  outros projetos do nosso coração: